lasefoioutrodia

quinta-feira, agosto 31

“nasci muito tarde, num mundo que simplesmente não quer saber”.

"Na Azinhaga dos Besouros, na Amadora, mais casas voltaram ontem a ser demolidas quase com as pessoas a terem de fugir à pressa para não ficarem debaixo dos escombros. Mais uma vez, a PSP impediu o acesso dos jornalistas ao bairro degradado, desrespeitando a lei n.º 1/99, que lhes dá o direito de acesso a locais públicos para cobertura informativa. Barrou também a entrada aos Médicos do Mundo. Multiplicam-se as queixas contra a PSP relativas a agressões e retenções na esquadra. Quatro crianças foram retiradas a uma moradora que as tinha à sua guarda. A tudo isto, a PSP responde que "não há comentários a fazer". "
Diário de Notícias


É aqui que falha a democracia, naqueles que não fazem parte dela. Como a maioria das pessoas nestes bairros não pode votar, qual o interesse da Câmara ou do Estado em justificar o que está acontecer na Amadora e noutros sítios? Nenhum. Até porque sabem que é mais fácil para a maioria das pessoas (que vota) colocar a culpa da sua miséria no vizinho do lado, do que no patrão que lhes paga o salário ou no próprio Estado. E infelizmente a nossa alienação e a nossa indiferença são tão grandes que as pessoas preferem ter uma CRIL, mesmo que isso signifique deixar dezenas de pessoas na rua.
A indiferença, o racismo e ignorância são grandes armas. Basta educar as pessoas desta forma para que o passar por cima de seres humanos como se fossem auto-estradas se torne "normal".

Nota: Estou surpreendida com o jornalista do Diário de Notícias (Daniel Lam que tem acompanhado este caso porque é o único que se tem dado ao trabalho de lá ir todos os dias, dando a conhecer aos leitores do DN a vida de cada uma das pessoas do bairro e denunciado situações impressionantes de abuso de autoridade.

1 Comments:

  • estive hoje na azinhaga dos bezouros e presenciei o racismo, o gozo e a insensibilidade de policias perante o sofrimento de pessoas e a destruição de casas

    By Anonymous Anónimo, at 15:55  

Enviar um comentário

<< Home