lasefoioutrodia

quarta-feira, abril 19

Com um bocadinho da paciência...

Não é só este blog que me faz perder tempo, é também a minha mania de responder às cartas que chegam até mim sobre imigrantes e ciganos. Isto é, há pessoas, que com uma grande abertura de espírito nos escrevem dizendo que por mais que tentem não conseguem deixar de ser racistas, de não gostar de ciganos (principalmente) e de imigrantes. Na minha ingenuidade resolvo muitas vezes escrever autênticos testamentos sobre qual é a minha visão sobre o convivo entre diferentes culturas, explicando, de uma forma pedagógica, tudo o que tenho aprendido nos últimos anos e principalmente as ideias que tenho vindo a desconstruir sobre as pessoas e sobre as culturas em que se inserem. Claro que tenho sérias dúvidas sobre a eficiência das minhas cartas, mas os diálogos não deixam de ser engraçados.
Digo pedagógica, porque ao contrário de quando tinha 18 anos, em que a minha reacção aos telefonemos racistas era de quase histeria e troca de insultos, hoje acho que é mais provável que alguém que nasça neste sociedade se torne racista, que o contrário. Sendo assim, não é de certeza com gritos que as pessoas vão mudar de opinião. Não é difícil encontrar pessoas que debitam histórias sobre porque é que não gostam de pretos e de ciganos, mas raramente há pessoas com paciência para discutir com elas. Confesso que a minha paciência fica-se pelas cartas e por conversas um a um, porque em cafés, em locais com muitas pessoas, limito-me a ter auto-controlo para não me chatear. Não devia ser assim, mas enfim…