lasefoioutrodia

quarta-feira, março 22

Psoríase

Psoríase: uma doença que atormentou muito os meus anos de adolescente e que pelos vistos está de volta!
O meu médido costumava dizer que a doença se caracterizava por não se pegar, não ter cura e não matar. No fundo são as células da pele que se dividem mais rapidamente do que o normal, facto que manifesta uma alteração de um gene. A psoríase é uma doença inflamatória da pele, benigna, crônica, relacionada à transmissão genética e que necessita de factores desencadeantes para o seu aparecimento e para piorar, (principalmente no inverno). Afecta 1 a 2% da população mundial. Aparece igualmente homens e mulheres, embora o início seja mais precoce nas mulheres. Existem dois picos de idade de prevalência: antes dos 30 e após os 50 anos.
Bem que podia ter herdado do meu pai e avô coisa melhor!
Não é dada bom saber que estou exactamente no pico da idade para o aparecimento da doença. Sendo uma doença de cariz nervoso, são poucas as soluções. Remédios: calma e muito sol. Coisas que não abundam. Enfim, só me resta aguentar a minha cara a escamar, principalmente o meu rico olho.
Será que possos pedir uma baixa médica: preciso de ir para cuba, onde há muito sol e onde posso relaxar!

1 Comments:

  • LOL! boa ideia ir pra cuba...Era só pra dizer que tb tenho problemas de escamação de pele, mas não sei se será psoríase. Tinha a sensação que a escamação da pele se devia á pele estar desidratada.:?)

    By Anonymous Anónimo, at 17:29  

Enviar um comentário

<< Home